22.12.10

O homem do saco (não, não é o Pai Natal)

Toda a gente ouviu falar do bicho papão, certamente. O bicho que vinha buscar os meninos que se portavam mal. Mas este amigo não teve qualquer influência na minha infância, que acreditar num monstro apelidado "bicho papão" não era coisa para mim, demasiado surreal.
Mas uma infância desprovida deste tipo de personagens também não é uma infância feliz, então tínhamos "o homem do saco". Uma coisa muito mais credível, pois se não te portas bem vem o homem do saco e leva-te! É um homem, que tem um saco, até aqui tudo bem. Este homem tinha como função ir buscar os meninos que se portavam mal e levá-los dentro do saco. Certo.
Porque é que havia um homem que levava no saco as crianças mal comportadas? Pela mesma razão que havia um homem que trazia num saco prendas para as crianças bem comportadas. Para mim a lógica era mais ou menos esta. Continua a fazer mais sentido que o bicho papão.
E da mesma forma que imaginava o bicho papão peludo e castanho (se acreditasse na sua existência, claro), o homem do saco era um indivíduo misterioso, todo vestido de preto, com uma capa preta, talvez com chapéu e um saco que carregava às costas, só com uma mão! Qualquer semelhança com o homem da Sandeman que via do quarto da janela, do outro lado do rio, é pura realidade.
E pronto, ficou apresentado o homem do saco, para quem não conhecia. 
Tenho poucos amigos que tenham ouvido falar do sr., o que para mim é chocante. Só me apercebi desta realidade num jantar com 3 pessoas que se riram à fartazana à minha conta e do homem do saco. Pior é que uma delas disse que lá na sua terra, não era o homem do saco, era o "sarronco". Muito melhor, sem dúvida. (?)

7 comentários:

Petra disse...

Então é por sermos de trás-os-montes..
porque eu ouvia falar no homem do saco, no homem da barba azul, "devia ser uma versão fashion", ouvia falar na farronca, que era um homem com cabeça de porco que levava os meninos que não comiam a sopa, ouvia falar no papão e so on. bjo

Sofia disse...

Pois o homem do saco tb fez parte da minha infância. A minha avó é que costumava falar nele, principalmente quando eu e a minha prima estavamos juntas... não eramos propriamente sossegadas lol

Sissamar disse...

Tb fomos "apresentados"!!! Acho que o homem do saco é quase uma lenda urbana ehehehehe!
Tipo a carrinha branca que é quase como o saco do homem, mas neste caso eramos metidos numa carrinha... muito mais confortável que ser metida num saco, diga-se de passagem!!!!
Beijinhos

Christine disse...

Como deves imaginar, eu não conhecia de todo esta personagem. Gostei de ficar a conhecer!
Já agora, cá em casa gostamos todos da tua mensagem de Natal que nos fez rir a todos!
Beijinho*

Ana disse...

Petra, farronca deve ser da família do sarronco...Não conhecia. E barba azul só o pirata:)

Sofia, tu já sozinha devias ser uma rica peça...

Sissamar...A carrinha branca? :O Essa não conhecia... Mas sempre me assustaram as carrinhas comerciais, essa é que é essa! Aposto que seria assim a carrinha...

Chris, também gostei da mensagem hehe:)

Sissamar disse...

Sim essas mesmo, tipo fortransit (ou lá como se escreve eheheheh)!

Ana disse...

Lá está, tinha que ser! :P